quarta-feira, 4 de abril de 2012

OLEGÁRIO GOUVEIA - Alagoinhas bem representada no cenário nacional da caricatura.


Desde que era apenas uma criança, os rabiscos feitos em cadernos alheios já demonstrava o dom de Olegário Gouveia. Nascido e criado na cidade de Alagoinhas, Olegário é o que podemos chamar de arte viva. Os primeiros traços, ainda na escola primária, foram se aperfeiçoando, e hoje, o artista desponta como um dos principais nomes nacionais na arte de fazer caricaturas.


O termo Caricatura vem do italiano (caricare), que significa carregar, acentuar, sublinhar. Esse “modo” de desenhar faz parte de um movimento que busca, através de um desenho, salientar traços marcantes e peculiares. Diferente de uma fotografia - que representa o “real” - a caricatura se refere à interpretação artística e particular de cada caricaturista, representando pessoas com o intuito de expressar efeitos cômicos.

Em 2001, época em que foi chamado para o Serviço Militar, Olegário começou a criar e expor caricaturas dos soldados no quartel para o qual ele prestava serviço, mas só em 2007, assumiu a profissão, tendo o seu trabalho apresentado por uma emissora nacional, em pleno Carnaval de Salvador.

Nesta última segunda – feira, 02/04/2012, ele comemorou cinco anos de profissão. Atualmente, divulga todo o trabalho através de um blog e das redes sociais. Além disso, ele realiza trabalhos para empresas de todo o Brasil e trabalhos individuais.

Para conhecer e contratar o trabalho de Olegário Gouveia acesse:


texto:ASCOM - Assessoria de Comunicação / PMA