terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SHEILA SANTOS



Lençóis, Bahia, Brazil
Sheila Santos, 36 anos,graduou-se em Ciências Contábeis em 1997 pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS., foi professora do ensino médio nas disciplinas de física e química e bancária em um banco público.Mas seu vínculo com a arte vem desde sua infância na cidade de Alagoinhas-Ba, onde nasceu e costumava manifestar seu fascínio pelo rosto humano, suas expressões, sua inconstância. E desde então, nunca mais parou de desenhar e pintar, buscando novos elementos, materiais e técnicas, descobrindo novas possibilidades e linguagens. Seu trabalho é essencialmente figurativo, um retrato lírico e sensível da alma feminina.

Sheila Santos

Esta artista plástica autodidata contemporânea alagoinhense tem uma arte pautada no caráter auto biográfico, sua arte é um relato poético da dor e do prazer do ser enquanto mulher.
Sheila é pintora e modelo protagonista em suas telas cheias de dor e amor. Ela denuncia a mulher enquanto objeto do desejo, um corpo que deseja e anseia ser saciado, amado e não objetizado.
Sua pintura é contagiada com uma sensação claustrofóbica, como se um aprisionamento do ser em seu corpo carnal , que clama por sexo, que busca a unicidade na união com o outro como se a artista buscasse a complementação e o equilíbrio energético yin e yan, macho x fêmea e o criativo nasce desta busca.
A pintura de Sheila Santos beira o expressionismo, flerta com o simbolismo, evoca as técnicas da aquarela. É uma pintura forte e visceral ela é dorida, tem sofrimentos e um pedido de socorro contido.
Talvez a artista só queira contar-nos que o amor deve predominar acima de tudo .
Sua arte contém seu universo feminino em expansão , eclosão e explosão sensual, para isto ela usa bem a cor , a si mesma na possibilidade de modelo, sua nudez, seus desejos, como se uma Frida Khalo a retratar-0se em sua dor, em sua angustiada existencialidade feminina, suas dores, amores, prazeres estão para a arte como para a vida, arte e vida se misturam em Sheila Santos, artista plástica de Alagoinhas-Bahia.

Ed Carlos Alves de Santana

Artista Plástico e Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário