terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ALMIRO BORGES: MARINHAS, MARIA FUMAÇA E CASARIOS - RETRATOS DA BAHIA.


“O Artista Plástico Almiro Borges, radicado em Salvador, comemorou os 40 anos de sua primeira exposição realizada em 17 de agosto de 1969, aqui em Alagoinhas no ano de 2009. Almiro Borges nasceu em 29 de abril de 1933 na cidade de Araci (BA), e veio residir nesta cidade ainda jovem, depois de passar uma temporada em Santa Luz (BA), trabalhando no setor de livraria. Autodidata na arte desde 1956, começou a destacar-se na “pintura” dos cartazes que anunciavam os filmes do Cine Azi”, sendo considerado um grande pintor de casarios com exposições coletivas e individuais. Com trabalhos expostos em galerias de Salvador, como também um grande acervo em mãos de colecionadores, amantes da arte como podemos destacar, o Sr.Marcos Antunes em Alagoinhas possuidor de dezenas de obras de Almiro Borges. Os traços soltos de Almiro em suas marinhas e casarios, com cores firmes e definidas foi também a grande inspiração para um dos grandes artistas de nossa geração, Menelaw Sete; “conhecido como o Picasso Brasileiro, por causa de suas obras de traços e cores fortes. De lá para os dias de hoje, aquele menino se tornou um dos artistas brasileiros mais conhecido e admirado pelo mundo à fora. Sua inquietude interior proporcionou expor suas obras em países como Alemanha, EUA, Espanha, Bélgica, França e Argentina.”(http://lumoura.com.br/2007/10/menelaw-sete-o-picasso-brasileiro/)

Esse é um dos maiores pintores da Bahia e do Brasil. Atribuem a ele o fato de ser o primeiro a pintar a Maria Fumaça no Brasil.As obras de Almiro são uma parte da história da Bahia e de Salvador retratadas em suas obras
almiroborges | Casario e Marinha outras duas marcas do artista.
 
Casario e Marinha outras duas marcas do artista.

 

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, logo que acordei, lí algumas coisas sobre Ruskin, crítico de arte inglês. Aliado aos seus pensamentos, refleti sobre a importância de mestre na vida de um artista. Trago comigo, em todos os momentos, as lições que o grande mestre Almiro Borges me trouxe.Tenho a convicção que sua participação foi e tem sido fundamental na construção da minha identidade como artista plástico brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. O reconhecimento, outra característica importante em você, meu amigo !

    L.Pereira.

    ResponderExcluir
  4. olá, gostaria de vender uma tela que tem uma mulher com criança nos braços, de Almiro Borges.

    ResponderExcluir
  5. Almiro Borges, autodidata e exuberante nas suas formas, cores,
    sombras e luminosidade além de uma noção perfeita de perspectiva, é ícone em tudo que fez e detalhista por natureza: Um Mestre!
    Mas, por favor, Picasso, dono de uma das mais expressivas páginas da pintura, é Picasso. Menelaw Sete, é Menelaw. Sabe
    magistralmente conjugar o belo ao agressivo com cores doces e fortes mas só suas, seus traços são livres e soltos como livre e solto é o próprio artista.
    Abraços,
    Nilson Mendes.

    ResponderExcluir
  6. Conheci Almiro Borges me presenteou com um livro de Pacífico Ribeiro,sonetista de Jequié, autografado para pintor. Até hoje moro próximo antiga casa dele, no bairro no bairro de Plataforma. Região do subúrbio ferroviário de Salvador.

    ResponderExcluir
  7. O legado de Almiro é um precioso presente pra todos nós e das gerações vindouras, que tenhamos a vivacidade que ele tanto expressa em suas obras e sua fala que ecoa em nossas vidas 🙌🏼❤️...

    ResponderExcluir